Se já usamos email, em vez de correio…
Se fazemos compras online, em vez de ir ao supermercado…
Se vemos filmes em serviços de TV digital, em vez de cassetes…
Por que razão teríamos de ficar presos às imobiliárias tradicionais?
Era uma questão de tempo até que a revolução digital chegasse ao imobiliário. As agências imobiliárias online são uma consequência natural da evolução do sector.
Mas, afinal, o que é uma imobiliária online?
Primeiro: preferimos usar o termo imobiliária digital ao invés de imobiliária online, e mais à frente já vai perceber porquê.
Uma imobiliária digital tem um modelo de funcionamento baseado em tecnologia. A sua estrutura digital permite oferecer os serviços através da internet. Por esta razão, não necessita de loja física para as operações do dia-a-dia.
Contudo, existem imobiliárias que se dizem online (leia-se “digitais”) quando na verdade, a única coisa que têm de digital é um website onde anunciam as casas dos clientes. Isso não é ser digital. É apenas usar um canal digital.
Imobiliárias “quase” digitais
Vejamos… se a mercearia do seu bairro tiver uma página de Facebook, não quer dizer que seja um negócio de ecommerce.
É justamente aqui que a utilização do termo “imobiliária digital” começa a fazer mais sentido, em vez de imobiliária online.
Há imobiliárias em Portugal que inovaram os seus canais de comunicação, usando website e redes sociais para alargar os pontos de contacto com clientes.
Porém, o modelo de funcionamento permanece demasiado tradicional. Ou seja, têm presença online, mas a sua atividade diária e os seus serviços continuam excessivamente dependentes de agentes imobiliários e tarefas manuais.
O que distingue uma verdadeira imobiliária digital é a tecnologia e a automatização usadas nas operações do dia a dia.
Imobiliárias 100% digitais
Uma imobiliária digital é considerada uma Proptech, que significa property technology*.
Assim, é um híbrido entre uma tecnológica e uma imobiliária, uma vez que desenvolve tecnologia para serviços de mediação imobiliária.
Normalmente, uma imobiliária digital não possui lojas físicas e praticamente todas as atividades são feitas no escritório, graças à tecnologia.
Por isso, é a tecnologia avançada e inovadora que diferencia as imobiliárias 100% digitais. Exemplos desses recursos são:
💻 Plataforma online para gestão da venda de casa
Um sistema que permite ao cliente criar uma conta, com uma área pessoal, onde é capaz de centralizar todo o processo de venda de casa e gerir facilmente cada passo, onde quiser, quando quiser.
🚪 Visitas virtuais ao imóvel
Tecnologia que cria um modelo 3D da casa do cliente. Esse modelo possibilita que os interessados visitem virtualmente a casa sem necessidade de deslocação ao local.
🤖 Automatização de processos
A digitalização de processos simplifica e acelera muita coisa. Um sistema automático para gestão e marcação de visitas ao imóvel é um desses casos.
💵 Valor de serviço fixo e baixo
Outro aspeto diferenciador é que, por norma, as Proptech, não cobram comissão! Ao contrário das imobiliárias tradicionais, cobram um valor fixo e baixo. A tecnologia aumenta os níveis de eficiência, logo possibilita baixar e fixar o valor de serviço para qualquer tipo de imóvel.
Resumindo, a diferença entre uma “imobiliária com canais digitais” e uma imobiliária digital sente-se na utilização dos seus serviços. Quando é 100% digital a tecnologia que oferece e a simplificação de processos é bastante superior.
*O termo Proptech é também usado para tecnológicas com outro tipo de atividades, como por exemplo uma empresa que desenvolve um software CRM imobiliário, ou um software de gestão de Hotéis e Alojamento Local.
Exemplo concreto da imobiliária online e 100% digital Listoo
Para ficar a perceber melhor como funcionam as melhores imobiliárias digitais, mostramos de seguida o exemplo da Listoo.
Equipas e serviços
A Listoo tem várias equipas, incluindo uma equipa jurídica para apoio legal, e uma equipa de especialistas imobiliários para ajudar em avaliações, negociações, filtragem de contactos, etc.
Todos os serviços de mediação imobiliária são assegurados. A assinatura do CPCV e Escritura é realizada presencialmente com a equipa Listoo, em local a combinar ou no escritório Listoo sempre que pertinente.
Plataforma para proprietários e compradores
A plataforma online Listoo permite-lhe criar a sua conta e gerir todos os passos de venda do seu imóvel.
Além disso, permite igualmente a compradores criarem conta para marcar visitas a imóveis e lançarem propostas aos proprietários.
Divulgação e promoção dos imóveis
Na Listoo, a sua casa é anunciada nos principais sites imobiliários.
A equipa Listoo tem à disposição tecnologia que melhora a divulgação online do seu imóvel, nomeadamente a tecnologia 3D e as Tours Virtuais, serviços de fotografia profissional com edição, descrição do anúncio com apoio de Inteligência Artificial e ainda recursos para destacar a sua casa nos portais de venda de imóveis.
Valor fixo de €5000 para qualquer imóvel
O serviço de mediação da Listoo é de €5000, independentemente do valor da casa. Se o seu imóvel for vendido através da plataforma Listoo, não paga 5% de comissão, mas sim apenas €5000.
Experimente a plataforma Listoo. É grátis.
Crie conta agora mesmo, e espreite como pode facilitar a venda da sua casa e ainda poupar muito dinheiro em comissões.
Em caso de dúvidas, estamos aqui para ajudar:
☎️ 210 507 826
👋 ola@listoo.pt