Caderneta predial: o que é e onde pedir -heroblogpost

Caderneta Predial: o que é e onde pedir?

Cada imóvel está identificado e registado segundo uma Caderneta Predial, documento indispensável para vender casa.

Por isso, se está por aqui, é porque já se encontra nos primeiros passos da venda de casa.
Vamos ao que importa! Veja aqui todos os detalhes sobre este documento.

 

O que é a Caderneta Predial?

A Caderneta Predial corresponde a um documento que contém todas as informações referentes ao seu imóvel.

Esta é emitida e autenticada pela Autoridade Tributária, com a validade de 12 meses, e é essencialmente um “Bilhete de Identidade do seu imóvel”.

O preenchimento é da responsabilidade da Freguesia onde se situa o imóvel e apenas o proprietário pode requisitar o acesso a este documento.

 

Que informações estão incluídas na Caderneta Predial?

A título de exemplo, estes são os dados que constam na Caderneta Predial de um apartamento:

  • Localização do prédio: é essencialmente a morada do imóvel
  • Confrontações: caracteriza a orientação geográfica (norte/sul, nascente/poente)
  • Descrição do prédio: pequena descrição do prédio, se é rústico ou urbano e, ainda, se existe um regime de propriedade horizontal
  • Áreas: refere a área total do terreno, de implantação do edifício, área bruta privativa total, entre outras
  • Fração autónoma: indica o andar ou letra respetivo
  • Localização da fração: identifica a morada, lote, lugar, código postal e andar/divisão
  • Elementos da fração: menciona a que fim se destina, tipologia, permilagem e número de pisos da fração
  • Áreas da fração: referente à área bruta privativa e área bruta dependente
  • Titulares: nome, morada, identificação fiscal e, se for o caso, tipo de titularidade e parte
  • Dados de avaliação do imóvel: incluí o ano de inscrição na matriz, VPT atual e respetiva data de atribuição, fórmula de cálculo do VPT, coordenadas do imóvel e quando foi realizada a avaliação
  • Isenções: se e o porquê de existirem isenções de IMI, o valor isento e o prazo

 

Documento Caderneta Predial

 

Para que serve a Caderneta Predial?

Por este andar já deve ter entendido que a Caderneta Predial é necessária em diversas situações.

Quer vender ou comprar casa?

Vai precisar deste documento para assinar o Contrato de Mediação Imobiliária e, igualmente, para formalizar o Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV) e a Escritura.

Ou quer apenas poupar em impostos?

A Caderneta Predial pode ser útil para determinar se o VPT (Valor Patrimonial Tributário) está atualizado. Caso contrário, pode estar a pagar mais IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) do que necessário.

De forma sucinta, a Caderneta Predial será fundamental nos seguintes contextos:
• Autenticar a situação fiscal e matricial de um imóvel
• Fornecer informações tanto do imóvel como do proprietário
• Criar um registo na Conservatória do Registo Predial
• Vender ou comprar casa
• Calcular o IMI
• Reavaliar o VPT
• Celebrar contratos de água e luz
• Aderir ao seguro multirriscos habitação
• Solicitar o crédito de habitação

 

Como pedir a Caderneta Predial?

É possível pedir a Caderneta Predial de duas formas: online ou num balcão das Finanças.

No primeiro caso, basta iniciar sessão no Portal de Finanças, com o mesmo código de acesso que utiliza para preencher o IRS, e seguir estes simples passos:

  1. No menu situado no topo do ecrã, clique em “Cidadãos”, seguido de “Serviços”;
  2. Navegue pela lista até encontrar a secção “Prédios”. Se preferir, pode pesquisar pela mesma palavra no cimo da página;
  3. Clique na categoria “Consultar Património Predial”;
  4. Aqui tem acesso a várias informações, por isso, carregue na secção de “Caderneta Predial” e, de seguida, em “Caderneta”.

 

Em alternativa, pode deslocar-se a uma repartição das Finanças e pedir a Caderneta Predial. Para tal, basta fazer-se acompanhar do seu documento de identificação e do número da matriz do seu imóvel.

Vale a pena ressaltar que a Caderneta Predial pedida online tem a mesma validade e valor jurídico que as emitidas nas repartições das Finanças e tem a validade de 12 meses para ambos os métodos.

| Saiba mais sobre: Quais são os documentos necessários para vender casa?

 

Quais os custos do pedido?

A emissão deste documento através da Internet é GRATUITO, no portal da AT.
Contrariamente, pedir a Caderneta Predial presencialmente numa repartição das Finanças tem um custo que ronda os  €7 (repartição de Carcavelos, concelho de Cascais).

 

Tem dúvidas sobre a documentação para venda de casa?

A equipa de especialistas imobiliários da Listoo conhece os documentos de trás para a frente e está sempre pronta para ajudar.

A Listoo é a imobiliária digital líder em Portugal com um modelo inovador.
Portanto, se deseja poupar e maior transparência na venda da sua casa, fale connosco:
👋 ola@listoo.pt
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