Preparar visitas de potenciais compradores ao seu imóvel é um passo essencial na venda de casa. A primeira impressão conta.
Todavia, aprontar a casa e deixar tudo nos trinques não basta.
Também você deve preparar-se para questões ou determinados pedidos e não se deixar “apanhar de surpresa”.
Siga estas 8 dicas para causar uma boa impressão e fechar a venda mais rápido.
1. Mantenha a casa limpa e organizada
Uma casa bem cuidada é mais agradável e ajuda a que potenciais compradores se imaginem imediatamente a viver ali.
Antes de começar a fase das visitas, faça uma limpeza profunda em todas as divisões. Dê especial atenção à cozinha e a áreas externas, pois são espaços valorizados pelos compradores.
Depois, arrume e organize as áreas. Reduza a quantidade de objetos e mobília, se possível, para aumentar a sensação de ordem e divisões espaçosas. Despersonalizar a casa também ajuda: guarde fotografias, troféus e objetos pessoais. E não se esqueça de guardar todos os brinquedos, sejam de animais ou de crianças.
2. Ilumine bem a casa
A maior parte das pessoas não gosta de casas escuras (há gostos para tudo!). Uma boa iluminação da casa evita ambientes melancólicos e a sensação de áreas pouco amplas.
Aproveite ao máximo a luz natural, abrindo cortinas e janelas antes de cada visita. Substitua lâmpadas e escolha uma iluminação suave, porém eficiente. Ligue diferentes tons de luzes consoante o propósito de cada assoalhada para passar conforto.
3. Elimine odores indesejados
O olfato consegue despertar emoções. Por isso, o cheiro da sua casa pode impactar diretamente a experiência de uma visita.
Manter a casa bem limpa já é meio caminho andando. Mas, para causar uma impressão ainda melhor: areje bem o espaço e aposte em fragrâncias suaves para criar uma atmosfera agradável sem exageros. Elimine qualquer odor de animais ou cheiro de tabaco, especialmente em têxteis da casa.
4. Crie um ambiente acolhedor
O objetivo da visita é fazer com que os interessados desejem mudar-se para a sua casa o quanto antes. Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na criação de um ambiente convidativo e acolhedor.
Plantas, velas aromáticas, almofadas e mantas transmitem conforto. Já os espelhos são ótimos para ampliar ilusoriamente o espaço. Posicione sofás e mesas de forma funcional para garantir uma boa circulação e prefira cores suaves e neutras na decoração. Objetos minimalistas e arte discreta contribuem para um ambiente leve, sem conotações indesejáveis.
5. Faça pequenas reparações
Pequenas reparações e melhorias mostram que a casa está bem cuidada e evitam que os compradores apontem “defeitos” desnecessários.
Não precisa de gastar muito, basta investir, por um exemplo, num retoque da pintura — tons neutros agradam a mais compradores. Aproveite também para substituir maçanetas soltas, torneiras a pingar, portas a ranger e retire marcas do chão.
| Leia também o nosso artigo sobre obras para aumentar o valor da casa.
6. Prepare perguntas dos interessados
Quando há interesse, é normal que exista curiosidade e que algumas questões se levantem. Prepare bem eventuais perguntas acerca da casa para aumentar a confiança dos potenciais compradores.
Algumas das perguntas mais comuns são:
- Qual é o valor do condomínio?
- Esta zona tem serviços e comércio? Farmácias, escolas ou transportes públicos?
- O que está incluído na venda? Móveis ou eletrodomésticos fazem parte do negócio?
- Houve obras no prédio recentemente?
Por este andar, já percebeu que estar bem preparado é essencial para a visita correr bem, e para isso, ainda temos outras duas dicas.
7. Tenha à mão documentos do imóvel
Organize uma pasta com cópias dos principais documentos do imóvel.
Neste caso, poderá garantir que a venda não será bloqueada por nenhuma questão legal ou inconformidades processuais.
Tenha à mão alguns documentos como a planta, o certificado energético, a ata do condomínio e a caderneta predial.
| Veja também: Documentos para vender casa
8. Reserve tempo suficiente para as visitas
Comprar uma casa é uma nova e importante etapa na vida. É natural que os potenciais compradores queiram dedicar um tempo significativo à visita — e, por vezes, até voltar para uma segunda ou terceira visitas.
Acompanhe-os com calma, sem pressões, permitindo que imaginem o dia a dia em cada divisão. Quanto mais tempo passarem na visita, maior a hipótese de criarem uma ligação emocional e avançarem para uma proposta.
Recomendamos reservar entre 45 minutos a 1 hora para cada visita, podendo variar conforme a necessidade de cada comprador.
Dica extra: peça ajuda a profissionais
Preparar as visitas à sua casa pode ser um desafio. Felizmente, a Listoo está aqui para ajudar!
Espreite o nosso pacote de serviços Visual+ com gestão de visitas. Garantimos que a sua casa é apresentada da melhor forma, sem que tenha de se preocupar com nada.
Tratamos de tudo: desde o contacto com os interessados e o agendamento das visitas até à apresentação do imóvel.
Fale connosco. Estamos sempre prontos a ajudar, sem compromisso!
👋 ola@listoo.pt
📞 210 507 826