Saber como criar um bom anúncio é essencial para quem quer vender casa sozinho.
Os sites imobiliários estão inundados de imóveis, por isso, há que usar algumas técnicas para destacar o seu anúncio. Quanto maior a visibilidade, mais cliques terá a sua casa.
Leia também: “Como vender casa online em Portugal: guia prático”
Portanto, neste artigo damos-lhe dicas práticas e exemplos concretos para criar um anúncio eficaz e distinto.
No final, vai conseguir criar um bom anúncio e vender a sua casa mais rápido.
Passos para criar um anúncio imobiliário:
- Criar uma introdução diferenciadora
- Facilitar a leitura dos textos
- Listar todos os pontos fortes
- Tirar fotografias à profissional
- Incluir a planta da casa
- Produzir um vídeo
- Usar tecnologia 3D (se possível)
1. Criar uma introdução diferenciadora
O portais imobiliários impedem a criação de títulos personalizados por diversas razões. Uma delas é para que haja coerência no estilo e estrutura do próprio website.
Exemplo do portal Idealista: «Apartamento T2 em Boa Hora, Ajuda»
Resta “agarrar” a atenção de quem vê o seu anúncio através de uma introdução no campo da descrição.
Antes de passar à extensa descrição da casa, escreva uma linha com estilo de título.
Sugestão 1: «T2 num 3º andar soalheiro da Ajuda, com vista para o Rio Tejo»
Sugestão 2: «T2 na Ajuda com terraço para sunsets a ver o Tejo»
A escolha do estilo e do que destacar poderá estar relacionado com o tipo de comprador mais propenso a interessar-se pela sua casa.
Será um casal com um filho à procura de um bairro mais calmo? Ou, pelo contrário, será um homem solteiro que quer uma casa numa zona movimentada e de fácil acesso ao centro?
Pense num “público-alvo” e crie a introdução de acordo com este.
2. Facilitar a leitura dos textos
Quando se compra casa, uma coisa é certa: há que passar os olhos por dezenas e dezenas de anúncios, com infindáveis scrolls por longas listas de casas.
Ponha-se no lugar de quem procura casa, e pense como é chato ler cada descrição de cada imóvel, a fim de perceber se é “o tal”.
Logo, facilite a vida a quem está nesta fase e escreva um texto agradável de ler.
Como? Siga estas 3 dicas seguintes:
Evite longos blocos de texto 📜
Longos e densos blocos de texto desmotivam imediatamente a leitura.
Escreva parágrafos que não excedam as 3 linhas. Assim que se aproximar desse limite, conclua a ideia/ponto e clique no “enter” para criar um espaço visual e tornar o texto mais leve.
❌ O que não deve fazer:
(Exemplo retirado do portal Idealista em dezembro de 2023)
«Apartamento T3+1 próximo da Praça do Duque de Saldanha, uma das principais praças da cidade de Lisboa, partilhada pelas freguesias de Arroios e Avenidas Novas. Na Praça do Duque de Saldanha, convergem duas das principais avenidas de Lisboa, a Avenida Fontes Pereira de Melo a Sul (que a liga à Praça Marquês de Pombal) e a Avenida da República a Norte (que a liga à Praça de Entrecampos). Zona de comércio diverso com proximidade ao Centro Comercial Monumental e Atrium Saldanha. Com o metro à porta, transportes e todos os serviços disponíveis a poucos minutos de distância.
Este apartamento com 195 m2 de área bruta privativa, originalmente de sete assoalhadas, inserido em prédio com dois elevadores, sofreu intervenção total com projeto de arquitetura, transformando-o em T3+1 composto por uma sala (40 m2) com acesso a varanda (10 m2) e com vista sobre a Praça do Saldanha, uma casa de banho social, uma cozinha (22 m2) totalmente equipada com zona de lavandaria (9 m2) e com arrumação e uma casa de banho, uma suíte com walk-in closet, dois quartos com roupeiros e uma casa de banho de apoio aos mesmos.»
✅ O que deve fazer:
• T3+1 próximo da Praça do Duque de Saldanha •
Este apartamento, com vista sobre a Praça do Saldanha, localiza-se uma das principais praças da cidade de Lisboa, partilhada pelas freguesias de Arroios e Avenidas Novas.
Na Praça do Duque de Saldanha, convergem duas das principais avenidas de Lisboa, a Avenida Fontes Pereira de Melo a Sul (que a liga à Praça Marquês de Pombal) e a Avenida da República a Norte (que a liga à Praça de Entrecampos).
Zona de comércio diverso com proximidade ao Centro Comercial Monumental e Atrium Saldanha. Com o metro à porta, transportes e todos os serviços disponíveis a poucos minutos de distância.
A área bruta é de 195m2, originalmente de sete assoalhadas, sofreu intervenção total com projeto de arquitetura, transformando-o em T3+1.
É composto por:
• uma sala (40 m2) com acesso a varanda (10 m2)
• uma casa de banho social
• uma cozinha (22 m2) com zona de lavandaria (9 m2) + casa de banho
• uma suite com walk-in closet
• dois quartos com roupeiros
• uma casa de banho de apoio aos quartos
Nota: Apartamento inserido em prédio com dois elevadores.
Divida por partes com subtítulos 🗂️
Partir os textos e organizá-los por partes ajuda bastante a uma navegação rápida pela descrição.
Eis alguns exemplos de partes e respetivos subtítulos:
📌 Tipologia e características
📌 Localização e bairro
📌 Pontos fortes
📌 Acessos
📌 Comércio e serviços próximos
Utilize uma linguagem clara e direta 🎯
Lembre-se que é muito provável que a pessoa que clicar no seu anúncio já terá passado os olhos por outros 10… 20… senão mais de 30 anúncios.
Descreva a sua casa e passe as informações sem rodeios.
No entanto, caso pretenda colocar uns “floreados” no anúncio para o tornar mais apelativo, não exagere com extensas prosas líricas e adjetivos desapropriados. As pessoas percebem quando os argumentos se tornam demasiado forçados e rapidamente formam impressões negativas.
❌ O que não deve fazer:
(Exemplo retirado do portal Idealista em dezembro de 2023)
«Numa localização excecional que abraça Lisboa central, encontramos este moderno e confortável apartamento mobilado de 103m2 com garagem e varanda.
[…] Ao entrar as linhas sóbrias e uma luminosidade ímpar transportam-nos para uma inspiradora atmosfera de paz e tranquilidade que se revela na limpidez e singularidade dos espaços.
[…] Um equilíbrio perfeito entre modernidade e conforto, com um charme particular.
Fique no centro, respire Lisboa! Venha conhecer a sua nova casa!»
✅ O que deve fazer:
Tipologia e características
T2 mobilado de 103m2 com varanda e garagem.
Localização e bairro
Apartamento no centro de Lisboa junto à Av. Liberdade e Marquês de Pombal.
Zona central com bastante comércio e principais serviços num raio de 1 km.
Pontos fortes
Boa exposição solar, e divisões com muita luminosidade.
Arquitetura e linhas modernas.
Acessos
Excelente acessibilidade a transportes públicos. A menos de 5 minutos a pé do metro do Rato e metro e terminal de autocarros do Marquês de Pombal.
3. Listar todos os pontos fortes
Por que razão uma pessoa deve escolher a sua casa e não outra semelhante, ao mesmo preço?
O que torna a sua casa especial?
Liste todos os pontos fortes da sua casa. Destaque características únicas que farão os interessados querer visitá-la.
Lembre-se que, embora pareça que as fotos “falam” por si, deve sempre listar os detalhes na descrição. Aponte e forneça informação acerca de cada um deles.
Exemplos:
• Sala revestida a mogno antigo (materiais especiais na construção da casa).
• Acabamentos de insonorização.
• Aquecimento central com lareira.
• 3,5m de pé direito.
• Cabine de duche com massagem.
• Ginásio a 2 min a pé.
• Jardim com esplanada a 10m.
4. Tirar fotografias à profissional
As fotografias são os elementos mais importantes dos anúncios para vender casa.
Boas fotos podem influenciar e despertar o interesse das pessoas. A primeira impressão é formada a partir das fotos.
Portanto, há que investir em boas fotografias para atrair mais interessados.
Se acha que não tem jeito para tirar fotografias que vendem a casa, nós damos uma ajudinha.
Experimente estas 4 dicas:
Prepare o cenário
Limpe, organize e embeleze cada assoalhada antes de a fotografar.
Tire ideias de revistas de decoração e aproveite também para ver que enquadramento favorece cada divisão da casa.
Outro aspeto importante é não esquecer as coisas pessoais. Certifique-se de que retira os objetos e adereços pessoais, tais como fotografias de família, uma prateleira com prémios de competições ou, por exemplo, quadros com conotações políticas ou religiosas.
Espere pela luz perfeita
As casas ganham uma ambiência positiva quando entra a luz ideal, à hora certa.
Aconselhamos sempre a luz natural do sol. Uma excelente altura do dia para fotografar com boa luz costuma ser o final da tarde. Isto porque, a tonalidade desta luz, recria um ambiente cinematográfico e melhora as cores.
Escolha um bom ângulo
A escolha do ângulo certo ajuda na percepção da área da casa.
Um ângulo demasiado alto ou baixo pode distorcer as linhas e tornar a foto confusa.
Por isso, siga estas 2 indicações:
• Sempre que pertinente, posicione a câmara junto a um dos cantos da divisão para realçar o espaço da casa.
• Tente que a altura da câmara esteja por volta de 1,20m do chão, ou seja, um pouco acima das fechaduras das portas. O objetivo é captar tanto de chão como de teto.
Fotografe em formato horizontal
Sim, é verdade que estamos cada vez mais habituados a lidar com formatos verticais devido aos smartphones e a apps de vídeo.
Contudo, o formato horizontal favorece a captação do espaço. Mas não só… Imagina-se a assistir a um filme em formato vertical?
O formato horizontal torna as imagens mais agradáveis de apreciar.
🚩Reflexo no espelho
🚩Objeto pessoal (fotografia de família)
🚩Cenário desorganizado
🚩Objeto esquecido na mesinha de apoio
5. Incluir a planta da casa
De acordo com o portal Idealista, os anúncios que contêm planta da casa recebem mais cliques.
Inclua a planta da casa no anúncio para aumentar a confiança dos potenciais compradores.
Note que, quanto mais informação, maior a credibilidade do seu anúncio.
6. Produzir um vídeo
Luzes… Câmara… e… nada disso. Não é preciso uma mega-produção nem aparelhos caros para produzir um vídeo da sua casa.
Com um bom smartphone, e algum cuidado na movimentação, consegue realizar um vídeo com qualidade suficiente para o anúncio da sua casa.
Inclusive, telemóveis como o iPhone, possuem câmaras excelentes, com funções de suavização dos movimentos, que simulam os aparelhos de estabilização das câmaras.
Por isso, grave e faça alguns testes. Filme por segmentos e, no final, use uma aplicação gratuita para cortar e colar os clips, num único vídeo.
Estas são algumas apps, simples de usar, que podem ajudar:
• CapCut (Android) / CapCut (iOS)
• InShot (Android)/ InShot (iOS)
• VN Video Editor (Android) / VN Video Editor (iOS)
Nota: a duração ideal para este tipo de vídeos vai desde os 30 segundos até 1 minuto e 30 segundos, nunca mais que isto.
7. Usar tecnologia 3D (se possível)
Atenção: este passo é obviamente dispensável.
Pois, nem toda a gente tem gadgets para tecnologia 3D.
A tecnologia 3D permite-lhe produzir um efeito de navegação pela casa, ao estilo de Visita Virtual (virtual tour).
Além disso, programas como o Matterport constroem um modelo 3D da sua casa. Esta tecnologia é usada sobretudo por profissionais do imobiliário.
Concluindo, se possuir um “brinquedo” destes ou tiver o privilégio de ter um amigo que lhe empreste, vale a pena adicionar as vantagens do 3D ao seu anúncio.
E agora, onde devo colocar o anúncio do meu imóvel?
Finalmente, resta anunciar nos melhores sites para vender casa.
Estes são os melhores portais imobiliários em Portugal:
- Idealista
- Supercasa
- Listoo
- BPI Expresso Imobiliário
Cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens. Leia os prós e contras de cada um deles aqui.
Porém, não podemos deixar de destacar a grande vantagem da nossa plataforma Listoo.
A Listoo é uma plataforma para vender casa online, onde pode criar o seu anúncio e gerir, num único local, os anúncios nos outros sites imobiliários.
Como?
A plataforma Listoo coloca o seu anúncio automaticamente nos outros portais imobiliários. Ou seja, ao utilizar a Listoo, está também a anunciar no Idealista, no Supercasa, entre outros, sem trabalho extra!
Além disso, quando está a criar o anúncio na Listoo, conta com uma pequena ajuda da Inteligência Artificial (integrado com ChatGPT).
Ficou com curiosidade? Experimente, não custa nada.
Crie a sua conta gratuita aqui.